Parâmetros de Qualidade da Água
  • De acordo com o Decreto 5.440, de 4 de maio de 2005, o SeMAE disponibiliza aos consumidores os resultados mensais das análises da qualidade da água tratada distribuída à população de São José do Rio Preto. Todas as análises que o laboratório do SeMAE realiza seguem rigorosamente a Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Os resultados estão disponíveis neste site, separados por sistemas. O consumidor encontrará duas tabelas:

a) Relação dos sistemas abastecedores e os respectivos resultados das análises
b) Relação dos bairros constantes de cada sistema abastecedor


Para saber os parâmetros de qualidade da água que chega a sua casa, basta localizar a qual sistema abastecedor seu bairro pertence e conferir os resultados.


 Nas novas contas expedidas pelo SeMAE constará um aviso ao consumidor, informando os locais onde ele poderá obter as informações sobre a qualidade da água.


•    Clique aqui e confira a qual sistema pertence o seu bairro


Definições dos parâmetros de qualidade da água, conforme exigência do Decreto 5.440 de 2005

   Cloro: O cloro é um agente bactericida. A água entregue ao consumidor deve conter a quantidade mínima estabelecida para garantir a eliminação de bactérias e outros microorganismos que podem estar presentes na água.


   Turbidez: A turbidez é a medição da resistência da água à passagem da luz. É provocada pela presença de material fino insolúvel (partículas) em suspensão (flutuando/dispersas) na água.


   Cor: A cor é uma medida que indica a presença de substâncias dissolvidas na água ou finamente divididas (material em estado coloidal).


   pH: O pH é uma medida que estabelece a condição ácida ou alcalina da água


   Coliformes: É um grupo de bactérias que normalmente vivem no intestino de animais de sangue quente, embora alguns tipos possam ser encontrados também no meio ambiente. É uma análise utilizada como indicadora de possível contaminação microbiológica.


   Flúor: O flúor é adicionado à água devido a sua comprovada eficácia na proteção dos dentes contra a cárie. A quantidade é estabelecida de acordo com as condições climáticas de cada região, em função do consumo médio diário de água por pessoa.

 

Mais Informações
Envie sua dúvida, elogio, crítica ou sugestão clicando abaixo.
  Fale Conosco

Ou entre em contato com os telefones: