Prefeito Edinho inaugura Sistema de Abastecimento no Dia Mundial da Água

Nesta quinta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., entregaram o Sistema de Abastecimento de Água do Distrito Industrial Dr. Carlos de Arnaldo e Silva. Foram inaugurados um novo poço no Aquífero Bauru, com uma vazão 22,5 mil litros/hora e um reservatório de água com capacidade de armazenamento de 650 mil litros. Também será entregue uma mini estação de tratamento de esgoto, com uma vazão de 100 mil litros/dia. O complexo tem capacidade para atender uma população de até 8 mil pessoas. Foram investidos R$ 2,2 milhões.

Segundo o superintendente Nicanor Batista, o novo complexo tem um reservatório elevado, em concreto armado, sistema de distribuição de água e local para a dosagem de cloro e flúor. Já a Estação de Tratamento de Esgoto Compactada tem como finalidade o tratamento de efluente com eficiência maior do que 92% e visa atender a toda população e empresas do Distrito Carlos de Arnaldo.

A mini estação vai operar enquanto aguarda a construção do interceptor do rio Preto, desde o córrego da Anta até o córrego Talhado, a estação elevatória de esgoto de Talhado e a rede de recalque. Essas obras estão em fase de levantamento topográfico e deverão ser concluídas em 2019. O investimento é de R$ 7,1 milhões. Após a finalização, a estação compacta será desativada. A rede de esgoto do Distrito Industrial Carlos Arnaldo será direcionada para os interceptores que serão interligados à ETE Rio Preto

Para o prefeito Edinho Araújo o novo Sistema de Abastecimento é importante para atender as indústrias já instaladas no Distrito Industrial, estimulando o desenvolvimento e a geração de emprego e renda, além de incentivar a instalação de novas empresas no local. Atualmente, o Distrito tem 36 empresas em funcionamento. No total, são 82 inscrições de empresários interessados em se instalar no local.

Para o presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial Carlos de Arnaldo, Nildo Vecchi Junior, o no Sistema de Abastecimento vai estimular a instalação de novas empresas. “Não tem como instalar uma empresa sem água. Nós não tínhamos poço. Agora, com a água tratada, teremos um abastecimento de qualidade e seguro. Isso, com certeza, vai atrair outras empresas.”