Prefeito Edinho acompanha concretagem do novo tanque de aeração da ETE

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr. acompanharam, na tarde desta terça-feira (6/2), a concretagem do novo tanque de aeração da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. São 900 m3 de concreto na laje de fundo e 115 toneladas de aço, nessa fase da obra.

A estação está passando por uma ampliação com a construção de um quarto módulo de tratamento, composto por três unidades: um reator anaeróbico, um reator aeróbico e um decantador.  Com a construção de mais um módulo de tratamento de esgoto, a ETE vai ampliar sua capacidade de atendimento em 150 mil pessoas. Quando a obra estiver finalizada, esse número saltará para 600 mil pessoas, população prevista para Rio Preto por volta de 2.030. A obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre do ano que vem.

Construída em 2008, a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto trabalha no limite de sua capacidade. A ampliação era necessária desde 2012. Também participaram da visita à ETE o secretário de Governo, Jair Moretti  e o secretário de Comunicação, Mário Soler.

A ETE ocupa uma área de 27,7 alqueires, na confluência do rio Preto com o córrego São Pedro, na rodovia Délcio Custódio da Silva, quilômetro 4,5, vicinal que liga a Ipiguá.  São 435,6 mil metros quadrados de área destinada ao reflorestamento, à proteção ambiental e aos tanques.

A capacidade atual da Estação é de tratar até 1,094 mil litros por segundo. A média atualmente tem sido de 1.050 mil litros por segundo.  Com a ampliação vai passar para 1.350 mil litros por segundo.

A eficiência obtida ultrapassa os 95%, em todos os itens, inclusive no que se refere ao grau de pureza da água que é devolvida ao rio. A ETE Rio Preto é referência em parâmetro de qualidade de tratamento de esgoto, inclusive internacional. Recebeu vários prêmios na área de saneamento básico.